Regulamento - 2019

10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019
REGULAMENTO GERAL

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
I – Finalidade, Justificativa e Objetivo
II – Comissão Organizadora
III – Comissão Disciplinar
IV – Regulamento Oficial
  • Capítulo I - Denominação e Participação
  • Capítulo II – Premiação (Troféus, Títulos e Direitos)
  • Capítulo III – Organização
  • Capítulo IV – Registro, Inscrição e Condições de Jogo
  • Capítulo V – Sistema de Disputa
  • Capítulo VI – Pontuação e Critério de Desempate
  • Capítulo VII – Jogos
  • Capítulo VIII – Conduta Esportiva (Disciplina)
DISPOSIÇÕES GERAIS
  
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Os participantes da 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019 serão conhecedores das Leis Esportivas, das Regras e deste Regulamento, e assim se submeterão sem reserva alguma, a todas as consequências que deles possam emanar.

I – FINALIDADE, JUSTIFICATIVA E OBJETIVO

A 10ª edição da COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019 têm como finalidade reunir as equipes públicas e particulares e os jogadores do município e convidados em sadia disputa, estreitando neste o relacionamento esportivo e promovendo a integração social.
Incentivar a prática esportiva como fator de lazer. Incrementar o esporte como fator de união da comunidade, além de favorecer a saúde física e mental de seus praticantes.
A Copa Joseense de Vôlei tem por objetivo:
a) Fomentar a prática do esporte com fins educativos e competitivos;
b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas equipes para o cenário esportivo nacional e internacional;
c) Desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes;
d) Promover o congraçamento dos jogadores, estimulando a prática do esporte.
e) Contribuir para desenvolvimento integral do jogador como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

II - COMISSÃO ORGANIZADORA

É de competência da COMISSÃO ORGANIZADORA, interpretar este regulamento e zelar pôr sua perfeita execução.
A COMISSÃO ORGANIZADORA será órgão máximo durante a realização da 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019, sendo que as decisões tomadas pela mesma serão de caráter soberano e irrevogável. Visando o sucesso da competição.
As decisões da COMISSÃO ORGANIZADORA produzirão efeitos imediatos, sendo os mesmos repassados para as equipes participantes no local dos jogos e através de e-mail do representante da equipe.
A COMISSÃO ORGANIZADORA deve elaborar observar e fazer cumprir a tabela de jogos, controlando rigorosamente seus horários, podendo modificá-lo no tocante a datas, horários e local, devendo ser comunicadas as equipes com 3 (três) dias úteis de antecedência dos jogos.
Controlar as inscrições das equipes dentro do prazo pré-fixado, como também receber e vistar as fichas de inscrição da Equipe, da Comissão Técnica, dos Jogadores e Jogadores menor de Idade.
            A COMISSÃO ORGANIZADORA, através de um de seus membros, após cada incidente, deverá fazer um relatório a parte ao da arbitragem, e entregá-lo ao Presidente da COMISSÃO DISCIPLINAR até 48 horas após o ocorrido, sendo que o mesmo tomará as devidas providências.
A COMISSÃO ORGANIZADORA é formada por:
Presidente                   Árb. Fernando César Faria
Vice-presidente          Prof. Clayton Ferreira Garcia
Tesoureiro                   Lilian Mendonça Costa
Conselheiro                Prof. Luiz Renato Alves
Conselheiro                Atleta: Carlos Alberto

III – CÔMITE ORGANIZADOR

            Tem por finalidade apoiar a Comissão Organizadora no que tende as partes administrativas (inscrições, fichas e conferência de documentos fotografias e logística da Copa Joseense), também na atualização do blog, site e facebook e na parte que tende a patrocínio ou apoio dado a Comissão Organizadora

IV - COMISSÃO DISCIPLINAR

A COMISSÃO DISCIPLINAR tem por incumbência, apreciar e julgar todas as solicitações, petições, justificativas e relatórios, enviados por Atletas, Árbitros e Membros da COMISSÃO ORGANIZADORA, sendo que os mesmos deverão ser entregues até 48 horas, após os jogos na Rua Santa Rita de Cássia, 732 – Jardim São Judas Tadeu – CEP: 12.228-408 - São José dos Campos – São Paulo, ao Presidente da COMISSÃO DISCIPLINAR, devidamente digitado, caso contrário perderá a validade.
A COMISSÃO DISCIPLINAR é formada por:
Presidente                   Prof.: Clayton Ferreira Garcia
Vice-presidente          Árb Fernando César Faria
Membro                      Felipe Mariá
Membro                      Prof. Luiz Renato Alves
Membro                      Carlos Alberto
As petições contra jogadores irregulares serão aceitas durante todas as fases da 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019.
As decisões da COMISSÃO DISCIPLINAR produzirão efeito imediato e serão de conhecimento dos participantes, através de ofícios afixados em local dos jogos.
Todos os casos omissos deste regulamento serão julgados e resolvidos pela COMISSÃO DISCIPLINAR.
Os procedimentos da COMISSÃO DISCIPLINAR, em dias de reuniões, serão os seguintes:
Após ter recebido as petições, justificativas, solicitações e relatórios de Atletas, Árbitros ou Membros da COMISSÃO ORGANIZADORA, dentro dos prazos legais, a mesma terá 48 horas, para se reunir julgar e aplicar ou isentar de possíveis sanções, sendo que ambas as partes interessadas, terão um tempo determinado, para expor seus argumentos, em seguida, a COMISSÃO DISCIPLINAR, se reunirá isoladamente, para julgar e aplicar as penas cabíveis ou não, onde as mesmas deverão ser comunicadas imediatamente ás partes interessadas.
Ambas as partes, por sua vez, terão um prazo de 24 horas, após esta decisão, para recorrerem, através de recurso digitado e assinado, o qual deverá ser entregue ao Presidente da COMISSÃO ORGANIZADORA, a fim de que o mesmo possa ser enviado ao Presidente da COMISSÃO DISCIPLINAR.
No caso de algum responsável (gestor) por equipe impetrar recurso contra alguma equipe, arbitragem ou direção da competição, em função de possível transgressão ao regulamento, este recurso deverá ser entregue, através do responsável da Equipe, à Comissão Disciplinar, por escrito, até 48 (quarenta e oito) horas após o término da partida ou prova, para posterior encaminhamento à Comissão Disciplinar.
Será realizada uma nova reunião para nova decisão, após 24 horas da entrega do recurso, sendo que as partes interessadas deverão estar presentes, afim e expor novamente seus argumentos, com tempo pré-determinado, logo após, a COMISSÃO DISCIPLINAR, se reunirá isoladamente, para julgar e aplicar se necessário as penas cabíveis, as quais terão caráter definitivo e irrevogável.

IV - REGULAMENTO OFICIAL

CAPÍTULO I
DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

ARTIGO 1º - A 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019 é um evento Coordenado pelos Organizadores; Fernando César Faria, Clayton Ferreira Garcia e organizada pela empresa APITO FORTE – Arbitragem e Eventos Esportivos, de propriedade de Fernando Faria, a competição realizada neste ano de 2019 e tem por finalidade reunir as equipes da cidade e convidados, constituindo na melhor representatividade técnica do voleibol de nossa região.
            §1º - A competição será disputada de acordo com as Regras Oficiais de Voleibol da FIVB, excetuando-se os ajustes, adequações e condições descritas neste regulamento. Cabe aos participantes a obrigação de conhecê-las e cumpri-las.
            §2º - As equipes participantes deverão respeitar, cumprir e fazer cumprir as decisões administrativas da COMISSÃO ORGANIZADORA, dos Árbitros e da COMISSÃO DISCIPLINAR.
            §3º - As equipes (seus jogadores, comissão técnica e dirigentes) deverão disputar a competição até o seu final, sob pena de exclusão, além das demais sanções legais.
ARTIGO 2º - É uma competição disputada anualmente nos naipes masculino e feminino, dentro do período estipulado (1º ou 2º semestre).
ARTIGO 3º - Em todas as ações concernentes à realização da 10ª edição da COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019, a equipe somente poderá ser representada, legitimamente, por seu dirigente (gestor), técnico ou capitão.
ARTIGO 4º - Os jogos serão realizados em ginásios vistoriados e aprovados pela COMISSÃO ORGANIZADORA.
            §1º - A COMISSÃO ORGANIZADORA poderá utilizar ginásios ou quadra coberta da cidade de São José dos Campos ou de outras cidades do Vale do Paraíba ou litoral norte, quando for necessário.
            §2º - A COMISSÃO ORGANIZADORA poderá aprovar ginásios, em caráter provisório, estipulando prazos para que as exigências sejam cumpridas.
            §3º - As equipes que não cumprirem com as exigências estabelecidas pela COMISSÃO ORGANIZADORA, dentro do prazo estabelecido, poderão ter seu ginásio interditado para a realização dos jogos restantes da referida temporada.

CAPÍTULO II
TRÓFEUS, TÍTULOS E DIREITOS

ARTIGO 5º - Será oferecido 01 (um) troféu de posse definitiva, a cada equipe classificada em: 1º (primeiro), 2º (segundo), 3º (terceiro) e 4º (quarto) lugares, na Taça Ouro,
1º (primeiro), 2º (segundo) 3º (terceiro) e 4º (quarto) lugares na Taça Prata.
1º (primeiro), 2º (segundo) 3º (terceiro) e 4º (quarto) lugares na Taça Bronze.
Medalhas:
15 (quinze) medalhas a cada equipe classificadas em 1º (primeiro), 2º (segundo) 3º (terceiro) e 4º (quarto) lugares de cada Taça Ouro, Prata e Bronze.
            §1º - Os troféus e medalhas serão personalizados da 10ª edição da COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019.
ARTIGO 6º - Às equipes classificadas em 1º (primeiro) e 2º (segundo) lugares na final serão atribuídos, respectivamente, os títulos de “CAMPEÔ e “VICE-CAMPEÔ.
ARTIGO 7º - Terão direito a habilitação para 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019, desde que cumpram as exigências estabelecidas por este regulamento.
            §1º - As equipes participantes no ano de 2017 e 2018.
            §2º - As equipes que no ano de 2018 não deram 2 WO durante fase classificatória ou no ultimo jogo da fase classificatória, semifinais, disputa de terceiro lugar e final.

CAPÍTULO III
ORGANIZAÇÃO

ARTIGO 8º - As equipes contribuirão na organização e administração, zelando, sempre, pela segurança e pelos trâmites burocráticos, conforme segue:
§1º - Indicar o responsável pelo ginásio.
§2º - Ceder material de apoio quando solicitado.
§3º - Entregar o ginásio limpo e pronto para jogo.
§1º - Em qualquer mudança será preservado, prioritariamente o mando de quadra conforme tabela da competição, exceto nas finais da 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019, cujo mando de quadra é da COMISSÃO ORGANIZADORA.
§2º - Entende-se por mando de quadra, a equipe que tiver seu nome publicado na tabela da competição em primeiro lugar.
ARTIGO 10º - É expressamente vedada a transferência de horários, datas e locais de jogos depois da publicação da tabela, salvo as seguintes exceções:
§1º - Interdição do ginásio.
§2º - Quando a solicitação for de alteração de data ou horário, a comissão organizadora deverá remarcar a data de jogo dando ciência às duas equipes. O solicitante da alteração deve efetuar o pagamento da taxa de remanejamento R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais) de data ou horário mais a taxa administrativa (Passagem, lanche da equipe de arbitragem e comissão organizadora).
Em comum acordo entre as equipes NÃO HAVERÁ TAXA DE REMANEJAMENTO.
As equipes devem comunicar a Organização da Copa com 7 dias de antecedência por email, A ALTERAÇÃO DEVERÁ SER COMUNICADA NO GRUPO A TODAS AS EQUIPES.
§3 – A equipe solicitante, da alteração de data ou horário, jogara a partida conforme data estabelecida pela EQUIPE ADVERSÁRIA E APROVAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA.
§4º - Caso seja necessário uma nova alteração de data da equipe solicitante a mesma deve efetuar um novo pagamento de taxa remanejamento.
§5º - Fica condicionado a equipe ter somente duas alterações de datas ou horário, caso haja necessidade de um terceiro remanejamento este NÃO SERÁ ACEITO e a equipe solicitante poderá perde a partida por WO caso não compareça ao local do jogo.
§6º - O prazo para o pedido de transferência de data ou horário do jogo deverá ser de 10 dias antes do dia e horário marcado na tabela. O pagamento da taxa deverá ser efetuado com até sete dias antes do dia e horário marcado na tabela.
§7º - O jogo só será transferido mediante o pagamento da taxa de remanejamento, não havendo pagamento da taxa o jogo prevalecerá o dia e horário marcado na tabela.
§8º - Os casos não previstos acima serão decididos pela COMISSÃO ORGANIZADORA.

CAPÍTULO IV
REGISTRO, INSCRIÇÕES E CONDIÇÃO DE JOGO

ARTIGO 11º - A equipe que se inscrever e cancelar sua participação, desistir ou não comparecer na competição, estará automaticamente suspensa por 01(um) ano tanto desta competição como de outros a vierem ser organizadas pela empresa APITO FORTE – Arbitragem e Eventos Esportivos.
As inscrições das equipes deverão ser realizadas, através de fichas fornecidas pela COMISSÃO ORGANIZADORA, devendo ser preenchidas e assinadas, e enviadas por email copajoseensedevolei@gmail.com ou wattsap até o dia 16/Fevereiro/19 e entregues as originais no dia do Congresso Técnico.
A inscrição de cada atleta deverá ser entregue ou enviada por email ou whatsapp a Organização da Copa até 48h (Quarenta e Oito) horas antes do jogo.
ARTIGO 11.1º - Havendo desistência de uma equipe antes do 1º jogo da equipe a Comissão Organizadora poderá substituir por outra.
A inscrição de cada atleta deverá ser entregue a Comissão Organizadora até um 48h antes do jogo. NÃO SERÁ ACEITA INSCRIÇÃO NO DIA DO JOGO
Será permitida inscrição de atletas até O ULTIMO JOGO DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO de sua equipe, TENDO O ATLETA TER QUE ESTAR EM QUADRA (REGISTRADO EM SÚMULA) EM NO MINIMO 3 (TRÊS) JOGO.
Não há limites de inscritos, mas serão entregues como premiação no máximo de 15 medalhas.
            Somente poderá participar das SEMIFINAL e FINAIS o atleta (que compareceu a quadra em NO MINIMO em 3 (Três) jogo estando devidamente inscrito na súmula na FASE CLASSIFICATÓRIA).
Haverá um Congresso Técnico, antes do evento, para leitura do regulamento, e esclarecimentos sobre as Regras da Competição.
            Somente poderá participar do jogo o atleta inscrito pela equipe que irá atuar, todos deverão constar na relação nominal de sua equipe.
§1º - A condição de jogo de atletas e membros da comissão técnica para atuação em cada partida está condicionada à apresentação da relação nominal e o Termo de Participação devidamente preenchido e assinado.
            §2º - Os atletas e Comissão Técnica, deverão apresentar o RG, CNH ou documento Oficial com foto para confirmação em todos os jogos.
            §3º - A condição de jogo de atleta e membro da Comissão Técnica somente será concedida se estiver com a situação regular no sistema de registro da COMISSÃO ORGANIZADORA e seu nome constante na relação nominal de inscrição na competição.
§3.1º - Comissão Técnica deverá estar uniformizada (Agasalho, camisa, calça, ou bermuda) quanto ao estilo ou desing, caso não esteja somente o técnico ou representante poderá permanecer em quadra.
       §4º - O atleta inscrito poderá ser transferido para outra equipe desde que não tenha sido relacionado em nenhuma súmula de jogo da competição.
           §5º - A equipe que incluir atleta ou membro da Comissão Técnica inscrito irregularmente ou que não conste na relação nominal, será encaminhada uma observação a COMISSÃO DISCIPLINAR.
O atleta terá sua inscrição automaticamente cancelada, caso se comprove a má fé nos dados e informações por ele ou responsável da equipe fornecida a COMISSÃO DISCIPLINAR.
Estarão credenciados a participarem do 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019, os atletas que preencher o requisito, acima. COMISSÃO ORGANIZADORA.

REGISTRO, INSCRIÇÃO E CONDIÇÃO DE JOGO

As inscrições serão efetivas após serem entregues ou enviadas a Comissão Organizadora através fichas:
Ficha 1 – Inscrição da Equipe
Ficha 2 – Inscrição da Comissão Técnica
Ficha 3 – Inscrição de jogador
Ficha 4 – Inscrição de Jogador menor de idade.
         E com o Termo de Participação devidamente preenchido e assinado, constatando sua ciência do regulamento e aceites para a participação na 10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI – 2019 isentando assim a COMISSÃO ORGANIZADORA de qual incidente ou acidente que venha decorrer durante o período de competição.
 Não terão condição de jogo para atuar em qualquer função na partida, jogadores, membros da Comissão Técnica e da diretoria que se encontrem cumprindo punição.
  
10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI – 2019
FICHA DE INSCRIÇÃO DA EQUIPE

NOME DA EQUIPE:__________________________________________________
NOME DO RESPONSAVÉL:___________________________________________
RG.:_____________________ TEL.:__________________________
END:_______________________________________________________________
____________________________________________________________________
EMAIL:_____________________________________________________________
Venho através desta, realizar a inscrição da minha equipe, sendo o responsável pelos os jogadores, comissão técnica e torcedores identificados como da equipe. Estou ciente que serei o contato direto de comunicação através de redes sociais (Facebook e Whatsapp – grupo da copa 2019), telefone ou email com a Comissão Organizadora da 10ª Copa Joseense de Vôlei 2019, para eventuais informações, pagamento das taxas e sanções a minha equipe imposta.
Isento de qualquer responsabilidade os organizadores e patrocinadores de qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer durante o evento. Autorizo também o uso de imagem e som, em todo e qualquer material como fotos, cartazes, vídeos e documentos, com a finalidade de divulgar a Copa Joseense como a Apito Forte na página de suas redes sociais e também em jornais, revista e telejornais.

I Congresso Técnico 16 / Fevereiro / 2019 – Sábado às 9h
Local: Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Presença obrigatória do responsável pela equipe ou seu representante.
____________________________________________
Assinatura e Data

10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI – 2019
FICHA DE INSCRIÇÃO COMISSÃO TÉCNICA
Preencha os campos abaixo para efetivarmos sua inscrição e também para que possamos mantê-lo (a) informado (a) sobre os eventos, cursos e outras atividades da empresa APITO FORTE.
Nome (Completo):
Data Nascimento:
RG:
Tel. Residencial
Tel. Compl.
Celular:
E-mail
Endereço:
Cidade:
Bairro:
CEP:
Equipe:

TERMO DE PARTICIPAÇÃO e AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM E SOM

Eu, _________________________________________, RG: _______________
Declaro que estou em boas condições físicas e mentais para participar da 9ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2018, de livre e espontânea vontade isento de qualquer responsabilidade os organizadores e patrocinadores de qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer durante o evento. Autorizo o uso de imagem, som da voz, nome dados biográficos em tudo e qualquer material envolvendo fotos, documentos e outros meios de comunicação a ser utilizado em: entrevistas jornalísticas e campanhas profissionais ou institucionais da Copa Joseense e Apito Forte.
A presente autorização abrange as seguintes formas de mídia impressa (livros, catálogos, revista, jornal, outdoor, busdoor, folder, folhetos em geral e similares); eletrônica (programas de rádio e televisão, podcasts, vídeos, filmes para televisão aberta e/ou fechada documentários para cinema /ou televisão e similares) digital (internet, banco de dados informatizado multimídia, home vídeo, DVD (Digital Vídeo Disc), home page, e similares); computadorizada (suportes de computação gráfica em geral e/ou divulgação científica e relatórios, e similares),

Cidade: _________________, dia ___/____/ 2019

____________________________________
Assinatura do Participante (a)

____________________________________
Assinatura Gestor da Equipe

10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI – 2019
FICHA DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL
Preencha os campos abaixo para efetivarmos sua inscrição e também para que possamos mantê-lo (a) informado (a) sobre os eventos, cursos e outras atividades da empresa APITO FORTE.
Nome (Completo):
Data Nascimento:
RG:
Tel. Residencial
Tel. Compl.
Celular:
E-mail
Endereço:
Cidade:
Bairro:
CEP:
Equipe:

TERMO DE PARTICIPAÇÃO e AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM E SOM

Eu, _________________________________________, RG: _______________
Declaro que estou em boas condições físicas e mentais para participar da 9ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2018, de livre e espontânea vontade isento de qualquer responsabilidade os organizadores e patrocinadores de qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer durante o evento. Autorizo o uso de imagem, som da voz, nome dados biográficos em tudo e qualquer material envolvendo fotos, documentos e outros meios de comunicação a ser utilizado em: entrevistas jornalísticas e campanhas profissionais ou institucionais da Copa Joseense e Apito Forte.
A presente autorização abrange as seguintes formas de mídia impressa (livros, catálogos, revista, jornal, outdoor, busdoor, folder, folhetos em geral e similares); eletrônica (programas de rádio e televisão, podcasts, vídeos, filmes para televisão aberta e/ou fechada documentários para cinema /ou televisão e similares) digital (internet, banco de dados informatizado multimídia, home vídeo, DVD (Digital Vídeo Disc), home page, e similares); computadorizada (suportes de computação gráfica em geral e/ou divulgação científica e relatórios, e similares),

Cidade: _________________, dia ___/____/ 2019

____________________________________
Assinatura do Participante (a)
____________________________________
Assinatura Gestor da Equipe

10ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI – 2019
FICHA DE INSCRIÇÃO MENOR DE IDADE
Preencha os campos abaixo para efetivarmos sua inscrição e também para que possamos mantê-lo (a) informado (a) sobre os eventos, cursos e outras atividades da empresa APITO FORTE.
Nome (Completo):
Data Nascimento:
RG:
Tel. Residencial
Tel. Compl.
Celular:
E-mail
Endereço:
Cidade:
Bairro:
CEP:
Equipe:

TERMO DE PARTICIPAÇÃO e AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM E SOM de
Menor de idade
Eu ___________________________________________________________________ portador do RG __________________________________ como responsável pelo menor abaixo identificado autorizo e me responsabilizo por sua participação no evento esportivo, declarando que ele se encontra em boas condições físicas para participar da 9ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2018, de livre e espontânea vontade isento de qualquer responsabilidade os organizadores e patrocinadores de qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer durante o evento.
Eu, _________________________________________, RG: _______________
Declaro que estou em boas condições físicas e mentais para participar da 9ª COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2018, de livre e espontânea vontade isento de qualquer responsabilidade os organizadores e patrocinadores de qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer durante o evento. Autorizo o uso de imagem, som da voz, nome dados biográficos em tudo e qualquer material envolvendo fotos, documentos e outros meios de comunicação a ser utilizado em: entrevistas jornalísticas e campanhas profissionais ou institucionais da Copa Joseense e Apito Forte.
A presente autorização abrange as seguintes formas de mídia impressa (livros, catálogos, revista, jornal, outdoor, busdoor, folder, folhetos em geral e similares); eletrônica (programas de rádio e televisão, podcasts, vídeos, filmes para televisão aberta e/ou fechada documentários para cinema /ou televisão e similares) digital (internet, banco de dados informatizado multimídia, home vídeo, DVD (Digital Vídeo Disc), home page, e similares); computadorizada (suportes de computação gráfica em geral e/ou divulgação científica e relatórios, e similares),
Cidade: _________________, dia ___/____/ 2019

_______________________________________    _________________________________
Assinatura do Responsável pelo participante                                   Assinatura Gestor da Equipe

CAPÍTULO VI
SISTEMA DE DISPUTA

ARTIGO 12º - A competição será disputada em 3 FASES: sendo a 1ª e 2ª Fase e Semifinais melhor de 3 sets e a FINAL melhor de 5 sets
1ª FASE
Todos contra todos

2ª FASE
Semifinais das Taças Ouro, Prata e Bronze

3ª FASE
Final e disputa de 3º lugar

§2º - CASO A EQUIPE CLASSIFICADA PARA UMA DAS TAÇAS, DESISTA DA COMPETIÇÃO APÓS O TÉRMINO DA 1º FASE, E AVISE A COMISSÃO ORGANIZADORA SOBRE SUA DESISTÊNCIA, AUTOMATICAMENTE A CLASSIFICAÇÃO DAS DEMAIS EQUIPES SOBEM NA CLASSIFICAÇÃO NA CHAVE.
§2.1º - A EQUIPE (DIRIGENTES, GESTORES E ATLETAS) QUE DESISTIR DE PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO, NÃO PODERÁ PARTICIPAR DE DOIS ANOS SEGUINTES.

S E M I F I N A I S
TAÇA OURO
Semifinais
Jogo 1 da SEMI Æ 1º Colocado da 1ª Fase X 4º Colocado da 1ª Fase
Jogo 2 da SEMI Æ 2º Colocado da 1ª Fase X 3º Colocado da 1ª Fase
TAÇA PRATA
Jogo 1 da SEMI Æ 5º Colocado da 1ª Fase X 8º Colocado da 1ª Fase
Jogo 2 da SEMI Æ 6º Colocado da 1ª Fase X 7º Colocado da 1ª Fase
TAÇA BRONZE
Jogo 1 da SEMI Æ 9º Colocado da 1ª Fase X 12º Colocado da 1ª Fase
Jogo 2 da SEMI Æ 10º Colocado da 1ª Fase X 11º Colocado da 1ª Fase

F I N A L TAÇA OURO
Jogo 1 – Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2
DISPUTA DE 3º LUGAR
Jogo 3 - Perdedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 2

FINAL TAÇA PRATA
1º Jogo - Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2
DISPUTA DE 3º LUGAR
2º Jogo - Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2

TAÇA BRONZE
O número de equipes classificadas para Taça Bronze poderá fazer um triangular ou final entre as duas equipes (10º Colocada e 11º Colocada).

CAPÍTULO VII
PONTUAÇÃO E CRITÉRIO DE DESEMPATE

            A pontuação para a classificação geral, na fase classificatória, será a seguinte:
·         - VITÓRIA (2X0)                                                                 Æ 3 PONTOS
·         - VITÓRIA (2X1)                                                                 Æ 2 PONTOS
·         - DERROTA (1X2)                                                               Æ 1 PONTOS
·         - DERROTA (2X0)                                                               Æ 0 PONTOS
·         - NÃO COMPARECIMENTO                                            Æ -2 PONTOS
§1º - Todas as fases se iniciam de zero 0 ponto ganho.
ARTIGO 13º - O critério de desempate, entre duas ou mais equipes, obedecerá aos seguintes critérios pela ordem:
§1º - Número de vitórias;
§2º - Sets average; (dividir os sets pró pelos sets contra)
§3º - Pontos average; (dividir os pró pelos sets contra)
§4º - Confronto direto (caso haja empate entre duas equipes)
§5º - SORTEIO (em data a ser definida pela COMISSÃO ORGANIZADORA).

CAPÍTULO VIII
JOGOS

ARTIGO 14º - As equipes participantes devem, obrigatoriamente, conhecer, cumprir e fazer cumprir as Regras Oficiais de voleibol da FIVB.
ARTIGO 15º - A bola oficial para ser utilizada me todos os jogos é a da marca PENALTY 7.0
ARTIGO 16º - Os dirigentes ou representantes das equipes devem ser apresentar 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início do jogo, deverão se apresentar ao árbitro da partida para receber a relação de nominal de jogo e ordem de saque.
ARTIGO 17º - A partida só poderá ser iniciada, quando as Equipes confrontantes, se apresentarem em quadra com no mínimo de 06 atletas.
 ARTIGO 18º - A partida será encerrada, antes de seu término regulamentar, quando uma ou ambas as equipes, ficarem reduzidas a menos de 6 (seis) atletas.
ARTIGO 19º - A Equipe que der causa ao encerramento, mesmo em vantagem ou empatada no placar, cederá a Equipe adversária todos os pontos necessários, para que a mesma encerre o set ou a partida.
Para efeito de contagem de pontos, observar-se-á o seguinte critério:
Se uma partida for interrompida por fatores não naturais (falta de segurança, conflitos graves, etc.), será observado o seguinte:
§1º - A Equipe que der causa ao encerramento será declarada perdedora, mantendo os pontos conquistados e completando os pontos para a Equipe adversária.
§2º - Prevalecerá o resultado do placar, caso a Equipe que der causa ao encerramento estiver perdendo, sendo que os pontos serão completados à Equipe não causadora da interrupção.
§3º - Ambas as Equipes, serão consideradas derrotadas quando forem responsáveis pelo encerramento da partida, não sendo levado em conta o número de pontos marcados.
§4º - Se alguma partida for CANCELADA ou INTERROMPIDA por fatores naturais (chuvas, ventos fortes, etc.), durante os jogos, será adotado o seguinte critério:
A) CANCELADA: Quando a partida fica interrompida por mais de 2 horas, a mesma será repetida em um novo dia e horário.
B) INTERROMPIDA: Aguardar-se-á 30 minutos, para que restabeleça as condições normais para o reinicio do Jogo, com o mesmo placar, mantendo os sets já realizados. Ou conforme analise da Comissão Organizadora e limite de horário de funcionamento do ginásio.
ARTIGO 20º - No caso de não realização da partida, por ausência de uma das Equipes ou de um de seus integrantes, a Equipe que comparecer, terá o preenchimento da "súmula", dos jogadores que compareceram, em quadra, no horário determinado em tabela de jogo para seu início, ou antes do término do tempo de tolerância.
§1º - A Equipe que proceder desta forma será considerada vencedora da partida.
§2º - A Equipe que não comparecer para cumprir os jogos determinados pela COMISSÃO ORGANIZADORA, será declarado perdedor por W.O, perdendo os pontos da partida em disputa, podendo jogar a partida seguinte, dando seqüência a competição.
Em relação ao W.O.
         §3º - A equipe que der W.O., na fase classificatória, terá que pagar uma multa de R$400,00 (Quatrocentos Reais) no prazo de 48 horas a Comissão Organizadora, para poder continuar na competição, caso não ocorra o pagamento a equipe será desclassificada e estará suspensa de participar da próxima edição da COPA JOSEENSE DE VÔLEI. Como também a comissão técnica, dirigentes e atletas, inscritos (não caberá suspensão aos atletas e comissão técnica que compareceram no local e horário de jogo estando os mesmos relacionados na súmula do jogo) e aos atletas que comprovarem que não poderiam estar no dia do jogo por motivo de doença ou trabalho (neste caso, será avaliado pela Comissão Organizadora o motivo, podendo ser aceito ou não).
§4º - A equipe que der W.O. no seu último jogo da fase classificatória como na semifinal e final será desclassificada e estará suspensa de participar da próxima edição da COPA JOSEENSE DE VÔLEI. Como também a comissão técnica, dirigentes e atletas, inscritos (não caberá suspensão aos atletas e comissão técnica que compareceram no local e horário de jogo estando os mesmos relacionados na súmula do jogo) e aos atletas que comprovarem que não poderiam estar no dia do jogo por motivo de doença ou trabalho (neste caso, será avaliado pela Comissão Organizadora o motivo, podendo ser aceito ou não).
§5º - Os jogos serão em locais determinados pela comissão organizadora em dias já pré definidos.
§6º - Obs.: Poderá haver jogos, com dias e horários a serem estipulados pela COMISSÃO ORGANIZADORA, e na quadra Alcides Teixeira no Jardim da Granja. (se houver necessidade);
ARTIGO 21º - Os jogos terão início nos horários estipulados na tabela dos jogos, sendo admitida uma tolerância de 15 (quinze) minutos, para o primeiro jogo, e haverá tolerância para os jogos seguintes do mesmo dia.
EX:
1-      Jogo com horário de início às 14 horas
2-      As equipes deverão estar no ginásio com 30min. de antecedência.
3-      As 13h e 43min têm início o protocolo
4-      As 13h e 48min têm início ao aquecimento de rede 
5-      Tempo de aquecimento de rede 3x2x1 (3 sets) ou 4x4x2 (5 sets)
6-       As 14h têm início o jogo.
ARTIGO 21.1º - A EQUIPE QUE CHEGAR ATRASADA APÓS O HORÁRIO DE JOGO, NÃO TERÁ DIREITO AO AQUECIMENTO, REALIZANDO ASSIM O SORTEIO E O INÍCIO DE JOGO
ARTIGO 22º - Nenhuma partida deixará de ser realizada por falta de árbitros. O presidente COMISSÃO ORGANIZADORA, em conjunto com as equipes presentes, indicarão representantes para atuarem como árbitros.
§1º - Neste caso, a partida deverá ser iniciada no horário estabelecido, seguindo normalmente até a chegada do árbitro ou auxiliares oficiais, quando a partida será paralisada e efetivada a substituição. ou inclusão do 2º árbitro.

CAPÍTULO IX
CONDUTA ESPORTIVA (DISCIPLINA)

ARTIGO 23º - Em relação à 10ª edição da COPA JOSEENSE DE VÔLEI 2019, as penalidades serão aplicadas em grau de:
§1º - a) Advertência. - b) Suspensão. - c) Eliminação.
§2º - O atleta desqualificado estará automaticamente suspenso pôr duas partidas, independentemente das punições que lhe poderão ser aplicadas pela COMISSÃO DISCIPLINAR, de acordo com as anotações feitas pelo árbitro na súmula de jogo e relatório do Membro da COMISSÃO ORGANIZADORA.
ARTIGO 24º - Publicações no Face, Whatsapp ou qualquer mídia digital, impressa ou de áudio por jogadores, comissão técnica e gestor que venha denegrir a imagem, ofender ou causar danos aos jogadores, árbitro, comitê organizador e organização da Copa, sendo o autor identificado o mesmo estará excluído da competição.
ARTIGO 25º - Todos os casos, abaixo relacionados, serão levados á julgamento pela COMISSÃO DISCIPLINAR.
§1º - Agressão verbal, tentativa de agressão, agressão física, quer seja em adversários, árbitros, apontador, torcedores ou representantes legais da COMISSÃO ORGANIZADORA. 
§1º.1 - A partida será interrompida quando o torcedor identificado pelos árbitros, (Comissão Organizadora, Comissão Técnica, jogadores e demais torcedores) que esteja atrapalhando o bom andamento da partida através de gestos, palavrões, atos obscenos e ameaças, o mesmo será convidado a se retirar do ginásio,. A partida somente voltará ser reiniciada após a saída do mesmo do ginásio (A Comissão Organizadora solicitará a presença da guarda municipal e/ou polícia).
§2º - Desistir de disputar alguma partida depois de iniciada, abandonar a quadra, promover desinteresse nas jogadas ou tentar impedir pôr qualquer meio seu prosseguimento.
§3º - Participar de rixa, conflito ou tumulto durante a partida.
§4º - Penetrar na área de jogo durante a partida, inclusive no intervalo regulamentar sem a devida autorização.
§5º - Participar de alguma partida, estando irregular no Campeonato.
§6º - O atleta e/ou membro da Comissão Técnica expulso não poderá participar ou interferir pelo resto do set. Deverá permanecer sentado na Área de Penalidade.
§7º- Quando não houver no ginásio Área de Penalidade, a punição deverá ser cumprida, no vestiário ou em local determinado pelo árbitro ou COMISSÃO ORGANIZADORA
§8º - Nenhum jogador, membro da Comissão Técnica ou integrante da equipe sob suspensão poderá ter acesso ou permanecer na área de jogo, na área de filmagem, no reservado de imprensa ou atrás das placas de publicidades em nenhum momento. Só poderá permanecer no ginásio como espectador. Não será permitida qualquer comunicação com pessoas que estão atuando na partida. Esta proibição inclui participar do alongamento, do aquecimento com bola, do protocolo oficial da equipe e do jogo.
§9º - Está autorizada criança menor de 14 anos a permanecer no banco de reserva quando for solicitado pelo gestor ou representante da equipe, desde que a mesma não interfira no andamento do jogou ou questione decisões de arbitragem. Caso ocorra alguma interferência ou manifestação ofensiva da criança a mesma será convidado a se retirar da área de jogo junto com seu responsável legal. Podendo retornar somente com a AUTORIZAÇÃO do árbitro ou da Comissão Organizadora.

UNIFORMES

Os atletas deverão se apresentar devidamente uniformizados: calção, camiseta de cor e modelo igual, numeradas na frente e nas costas, sendo que não serão aceitos números confeccionados com fita crepe, fita isolante ou material similar. Está liberado o uso de: óculos, joelheira; quando o árbitro autorizar, poderá jogar de sem tênis ou de meias.
A numeração das camisas poderá ser do numero 1 (UM) ao numero 99 (noventa e nove)
A Comissão Técnica deverá estar uniformizada: Agasalho, Camisa, Calça ou bermuda de modelo igual (para fácil identificação da arbitragem, jogadores, Comissão Organizadora e torcedores). Tendo alguma divergência o árbitro ou a Comissão Organizadora solicitará ao gestor ou capitão da equipe, que o componente da Comissão Técnica deixe a área de jogo.

DISPOSIÇÕES FINAIS

§6º - O atleta e/ou membro da Comissão Técnica expulso não poderá participar ou interferir pelo resto do set. Deverá permanecer sentado na Área de Penalidade.
§7º- Quando não houver no ginásio Área de Penalidade, a punição deverá ser cumprida, no vestiário ou em local determinado pelo árbitro ou COMISSÃO ORGANIZADORA
§8º - Nenhum jogador, membro da Comissão Técnica ou integrante da equipe sob suspensão poderá ter acesso ou permanecer na área de jogo, na área de filmagem, no reservado de imprensa ou atrás das placas de publicidades em nenhum momento. Só poderá permanecer no ginásio como espectador. Não será permitida qualquer comunicação com pessoas que estão atuando na partida. Esta proibição inclui participar do alongamento, do aquecimento com bola, do protocolo oficial da equipe e do jogo. 
§9º - Está autorizada criança menor de 14 anos a permanecer no banco de reserva quando for solicitado pelo gestor ou representante da equipe, desde que a mesma não interfira no andamento do jogou ou questione decisões de arbitragem. Caso ocorra alguma interferência ou manifestação ofensiva da criança a mesma será convidado a se retirar da área de jogo junto com seu responsável legal. Podendo retornar somente com a AUTORIZAÇÃO do árbitro ou da Comissão Organizadora. 

DISPOSIÇÕES GERAIS

FILMAGEM
O estatístico (uma pessoa) das demais equipes participantes da competição poderá atuar com filmadora e computador na área de filmagem em qualquer jogo do campeonato. Porém, sua atuação está condicionada ao espaço físico do local. Neste caso, a Comissão Organizadora definirá outro local no ginásio para o seu posicionamento, utilizando o critério de ordem de chegada para área de filmagem das equipes.

INSTRUMENTOS SONOROS
Proibir no ginásio a entrada dos itens relacionados abaixo:
• Apitos
• Artefatos que produza fogo, faísca ou fumaça;
• Armas de qualquer espécie e explosivos;
• Bandeiras com mastro, de qualquer tamanho;
• Drogas ou substâncias ilegais;
• Garrafas de vidro;
• Objetos que possam ser usados para incomodar, tais como: canetas-laser;
• Qualquer placa promocional e itens promocionais/merchandising com o objetivo de mostrar, vender ou distribuir algo, sem autorização COMISSÂO ORGANIZADORA,
Será permitida a entrada e a permanência de instrumentos de percussão, ou qualquer outro instrumento no ginásio, desde que NÃO fique atrás dos bancos de reservas (área de controle), podendo ficar na arquibancada nos fundos de quadra e na arquibancada atrás do primeiro arbitro.
Não serão permitidos instrumentos de sopro, apitos, buzinas, cornetas e etc...
É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas, fumos e seus derivados e a utilização de garrafas de vidro nas dependências dos ginásios, cabendo punição a equipe ao qual a pessoa esteja representando ou torcendo.
A COMISSÂO ORGANIZADORA não se responsabilizará por acidentes que venham a ocorrer com atletas, antes, durante e após as partidas, inclusive no que tange a falta de condições físicas dos mesmos.
Casos omissos a este regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.

Atletas transexuais podem ser inscrito mas somente sendo 1 atleta por equipe. Podendo jogar somente na posição de líbero, sendo apresentado o RG SOCIAL (o atleta que jogue no naipe Feminino a Copa e venha a jogar outra competição no naipe Masculino a mesa será excluída da Competição. 

PARTICIPANTES FEMININO


FEMININO
GESTOR OU REPRESENTANTE
1
SIRIUS

2
CAMPOS DO JORDÃO

3
CB VÔLEI

4
ATLETA CIDADÃO – SJC

5
PARAIBUNA

6
EMBRAER

7
CORUJÉT´S

8
MINONETTE

9
UNIFESP

10
CARAGUÁ

11
PINDA

12
TOP MASTER

13


14


  
PARTICIPANTES MASCULINO


MASCULINO
GESTOR OU REPRESENTANTE
1
AMIGOS DO REI

2
PARAIBUNA

3
ATLETA CIDADÃO – SJC

4
CORUJÃO

5
UNIÃO DO VALE VOLEIBOL

6
VÔLEI JAC PRA SEMPRE

7
VÔLEI SUPERA

8
UNIFESP

9
ILHABELA

10
PINDA

11
ARUJÁ

12


13


14



Visitante Número

Contador de visitas